EXCESSO DE PESO, INIMIGO DA SAÚDE
A obesidade é uma das doenças mais frequentes na prática clínica veterinária. Sabia que inúmeros estudos indicam que aproximadamente um em cada dois gatos ou cães tem excesso de peso ou obesidade e que isto tem efeitos negativos muito importantes na saúde deles?
De facto, a obesidade:
- Aumenta a incidência de outras doenças, tais como a diabetes mellitus nos gatos e osteoartrite nos cães.
- Diminui a esperança de vida do animal.
- Diminui a qualidade de vida.
Apesar de ser uma das doenças mais fáceis de diagnosticar e tratar mediante a redução da ingestão de calorias e o aumento do gasto energético, paradoxalmente, a obesidade é um verdadeiro desafio para os profissionais da saúde animal, devido ao nosso comportamento como tutores de animais de estimação.
TUDO COMEÇA COM A ATITUDE DO TUTOR
Em norma, a obesidade aparece quando o gato e o cão estão sobrealimentados, como consequência dos maus hábitos alimentares que lhes proporcionamos e que começam um ciclo vicioso:
- Dá alimentos como prémio ainda que note o aumento de peso.
- O animal de estimação desfruta destes prémios e come em excesso.
- Acha que a resposta do seu animal de estimação é uma amostra de carinho e oferece-lhe mais alimento como prémio.
- O animal de estimação vê reforçado o hábito de pedir comida.
- Com o aumento de peso, faz menos exercício porque lhe custa mais mover-se e porque se cansa mais e ganha ainda mais peso.
A SOLUÇÃO? QUEBRAR O CICLO VICIOSO
A única maneira de resolver este problema é quebrar o ciclo de solicitar comida e comer demais, tendo em conta o que lhe diz o médico veterinário, que se vai focar em três pontos fundamentais:
- Que você conheça os riscos da obesidade (associada a outras doenças graves) e os benefícios da perda de peso (aumenta a esperança de vida do seu animal de estimação, assim como a sua qualidade de vida global).
- Que se leve a cabo um programa de perda de peso com uma dieta especialmente formulada para este fim, para que o seu animal consiga perder peso de forma gradual e saudável, ao mesmo tempo que, ao promover a sensação de saciedade controlamos o típico comportamento de solicitação de alimento.
- Que realize um acompanhamento periódico com o médico veterinário, para que ele possa ajustar o doseamento de alimento, caso seja necessário. Isto também significa um reforço positivo para si, pois como tutor vai poder comprovar os resultados do seu esforço.
ROYAL CANIN, O SEGREDO PARA VENCER A LUTA CONTRA A OBESIDADE
Os produtos Satiety da Royal Canin foram especialmente formulados para conseguir alcançar uma perda de peso segura e efetiva nos gatos e nos cães reforçando a saciedade. Esta gama proporciona uma dieta de perda de peso muito palatável, nutritiva e equilibrada, que conta com 5 benefícios chave, cientificamente comprovados:
- Favorece uma perda de peso efetiva, gradual e saudável.
- Diminui o comportamento de solicitação de alimento.
- Ajuda a manter a massa muscular.
- Contribui para a melhoraria da qualidade de vida.
- Ajuda a estabilizar o peso e manter a condição física ideal no longo prazo.
ESTÁ NAS SUAS MÃOS
Se desejar que a obesidade do seu gato e/ou cão seja uma coisa do passado deve ser perseverante e seguir as indicações do seu médico veterinário, quede certeza lhe vai recomendar que adapte a alimentação do seu animal de estimação.
- Desejo mais informação sobre os alimentos SATIETY para gatos.
- Desejo mais informação sobre os alimentos SATIETY para cães.